Paulo Araújo é o novo rosto forte por trás da prospeção de talentos no FC Porto. Depois de três temporadas ao serviço do Barcelona, onde teve papel relevante na estrutura de scouting do emblema catalão, o dirigente português chega agora ao Dragão para liderar o departamento de observação dos azuis e brancos.
O anúncio foi feito esta segunda-feira, através dos canais oficiais do clube portuense, que destacaram a vasta experiência internacional de Paulo Araújo, que passou também por mercados como a África do Sul, Angola, Inglaterra e, mais recentemente, Espanha.
“Com um percurso que começou em 1999 no universo desportivo, Paulo Araújo traz um conhecimento profundo da indústria, com passagens de relevo por marcas como Adidas e Umbro. Em 2019, integrou o Burnley como consultor especializado nos mercados da América Latina e dos Estados Unidos”, destacou o FC Porto.
Durante o período em que esteve no Barcelona, Araújo viu o clube conquistar duas Ligas, uma Taça do Rei e uma Supertaça espanhola. Internamente, foi reconhecido pela modernização dos processos de scouting e por ter valorizado o papel dos olheiros no seio do clube.
Aos 55 anos, o dirigente natural de Setúbal sucede a José Maia, que deixou o cargo em março. A transição foi assegurada por Nelson Oliveira nos últimos meses, até à chegada do novo responsável escolhido por André Villas-Boas.
Com este movimento, a nova direção liderada por Villas-Boas volta a apostar em nomes com currículo internacional para reforçar os bastidores do clube e preparar o futuro do FC Porto com ambição e visão estratégica.