Mistério no Elevador da Glória: Novas revelações lançam dúvidas sobre acidente trágico
O país continua em choque com o descarrilamento fatal do Elevador da Glória, ocorrido em Lisboa, e agora começam a surgir novos detalhes que levantam ainda mais questões sobre o que realmente aconteceu.
O que se sabe até agora?
O Ministério Público já abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. O Instituto de Medicina Legal mobilizou uma equipa especializada em desastres para agilizar as autópsias às vítimas, enquanto as autoridades mantêm o perímetro de segurança ativo na zona do acidente.
Para esta quinta-feira, está previsto o levantamento dos destroços e a realização de perícias técnicas no local.
Última manutenção? Só em maio!
Foi também confirmado que a última manutenção ao elevador — classificado como monumento nacional — ocorreu em maio de 2025, o que levanta dúvidas sobre a frequência e eficácia das inspeções técnicas.
Medidas imediatas
Como resposta à tragédia, a Câmara Municipal de Lisboa suspendeu a circulação dos elevadores da Bica, da Lavra e da Graça, por precaução. Além disso, foram decretados três dias de luto municipal e o Governo declarou luto nacional para esta quinta-feira.
🇵🇹 Um monumento histórico transformado em tragédia nacional. As próximas horas serão decisivas para perceber se estamos perante uma falha técnica, negligência… ou algo mais.